Tags

, , , , , , , , , , , , , , , ,

Boa tarde pessoal, eu estou preenchendo a minha Declaração do Imposto de Renda, pensei que seria importante compartilhar um Passo à Passo de como preencher. Leia o Post completo.

images

 

Passo 1

clip_image002

Na tela inicial do programa, idêntica nas três versões, clique primeiro em “Criar Nova Declaração”. Uma janela intitulada “Importação de Dados da Declaração do Exercício de 2012” será mostrada. Clique em “Sim” para importar os dados cadastrados no IRPF 2012, caso os tenha. Do contrário, dê “Não”.

 

Passo 2

clip_image004

Feito isso, escolha o tipo de declaração que deseja fazer. No exemplo, vamos ficar com a primeira, “Declaração de Ajuste Anual”. Preencha os campos com CPF e nome completo e aperte “OK” e “OK” novamente na janela que pipocar na tela.

Passo 3

clip_image006

A seguir, o primeiro passo é optar pelo preenchimento simplificado ou pelo completo. Para ativar, o simplificado, clique em “Ferramentas”, no menu superior, e escolha a primeira opção. Esse modo fará a receita descontar automaticamente 20% do valor total dos rendimentos.
Escolhendo o completo, por sua vez, o contribuinte pode deduzir valores como gastos com planos de saúde, despesas com educação, pensão e mais. No entanto, essa dedução só pode ser feita se as despesas somarem até R$ 13.916,36, e a Receita pode pedir a um comprovante dos valores deduzidos, como notas fiscais de médicos e escolas. Por isso, se você não tiver como comprovar, o melhor a fazer é escolher o modo de preenchimento simplificado mesmo.

Passo 4

clip_image008

Selecione, no alto da janela, se a declaração é de “Ajuste Anual Original” ou uma “Retificadora” (para corrigir algum erro em uma já enviada). Ficaremos com a de ajuste anual original aqui. Complete os campos com nome do contribuinte, data de nascimento e número do título eleitoral. A seguir, selecione seu país, marque se houve mudança de endereço desde a última declaração, e complete os campos com os dados solicitados.

Passo 5

clip_image010

Preenchidos os dados do contribuinte, no menu do lado esquerdo, clique em “Dependentes”. Aperte “Novo”, no canto inferior direito, para cadastrar um dependente, preenchendo os campos com título dele (filho, companheiro, irmão, entre outros), nome, CPF e data de nascimento. As restrições são informadas ao lado dos títulos disponíveis. Terminado o cadastro, o total de dedução será mostrado logo abaixo dos campos. Dê “OK” e repita o processo se for necessário.

Passo 6

clip_image012

Em “Rend. Trib. Receb. de Pessoa Jurídica”, à esquerda, o titular deve preencher com informações de salário e outros rendimentos providos por pessoas jurídicas. Para isso, também clique em “Novo”, no canto inferior direito da tela, complete com os dados necessários e aperte “OK”.

Passo 7

clip_image014

Caso você também receba dinheiro de pessoas físicas (PF) ou do exterior, escolha a quinta opção (“Rend. Trib. Recebidos de PF/Exterior”) e preencha os campos requisitados. O mesmo vale para rendimentos isentos/não tributáveis (sexta alternativa), sujeitos à tributação exclusiva (sétima), tributáveis de PJ (oitava) e recebidos acumuladamente (nona).

Passo 8

clip_image016

As opções seguintes são para possíveis abatimentos no IR. Doações efetuadas, bens e direito, dívidas e ônus reais e informações do cônjuge ou companheiro, entre outras informações, devem ser informadas se necessário. Feito isso, clique em “Verificar Pendências” para checar se não está faltando nada.
Os avisos com um sinal vermelho do lado podem atrapalhar a gravação da declaração e devem ser corrigidos. Os com um sinal amarelo não impedirão o salvamento, mas é uma boa você conferir para ter certeza. No exemplo acima, não foi informado o número do recibo da última declaração, mas ele não é necessário caso esta seja a primeira feita pelo contribuinte, por exemplo.

Passo 9

clip_image018

Há ainda outros menus, como o “Atividade Rural”, que deve ser utilizado apenas por contribuintes que exercem atividade rural, de pesca ou pecuária em mais de uma propriedade. Trabalhadores da área que obtêm renda de uma única propriedade pode usar os mesmo formulários anteriores.

Passo 10

clip_image020

Os campos de “Ganhos de Capital” só podem ser preenchidos importando formulários feitos no Ganhos de Capital 2012. O programa, chamado GCAP2012, do pode ser obtido gratuitamente na página da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Passo 11

clip_image022

Em “Moeda Estrangeira”, o contribuinte deve informar as posses de dinheiro em espécie ou aplicado em contas fora do Brasil declaradas na Receita. Se seus dados já estão no site da RF, é possível importa-los para sua declaração de IR clicando em “Importar”, no canto inferior direito, ou em “Importação GCME 2012”, no lado esquerdo da tela.

Passo 12

clip_image024

Por fim, em “Renda Variável”, os campos devem ser preenchidos apenas por quem fez aplicações na bolsa de valores durante 2012.

Passo 13 e finish é só gravar enviar

clip_image026

Quando acabar de preencher tudo, clique novamente em “Verificar Pendências” para checar se algum dado está com problemas. Cheque também manualmente para ter certeza. Por fim, clique em “Declaração”, no lado esquerdo da tela, para expandir o menu, e pressione “Gravar Declaração para Entrega à RFB”. Dê “Sim” na janela que surgir para salvar o arquivo no seu computador.
Terminado todo o preenchimento e gravação, agora é só enviar a declaração para a Receita Federal pela internet. Para isso, você pode contar com o Receitanet 2013, outro programa também oferecido pela RF. Caso note algum erro na declaração já enviada, dá para corrigir selecionando a opção para retificação (passo 4). Mas lembre-se que o prazo máximo para isso é dia 30 de abril.

Fonte: abril

Faça o downloads do aplicativo IRRF2013 aqui

Dúvidas para o Preenchimento? Entre em contato que podemos tirar as suas dúvidas:

Populei (populo.sites@gmail.com)

AV.EMPRESAS (avirtual.site@gmail.com)

POPULEI “conhecimentos além da expectativa”!

Anúncios